Vale a pena Investir Em COE? Entenda como Funciona esse Investimento!

Reading time: 4 minutes

mao que por a moeda na escadaria do dinheiro 23 2147510723 1 1024x491 - Vale a pena Investir Em COE? Entenda como Funciona esse Investimento!

No artigo de hoje eu irei falar tudo ou quase tudo que você precisa saber para investir em COE.

Vou explicar o que é um COE, vantagens, desvantagens e curiosidades desse tipo de investimento.

Resumindo, você vai aprender todas as informações necessárias sobre um COE.

Então acompanhe o texto até o final e entenda como funciona essa modalidade de investimento.

O que é um COE?

A sigla COE significa certificado de operações estruturadas, ele é um título emitido pelos bancos, mas você também pode encontra-lo nas corretoras.

O COE é um tipo de investimento hibrido, ou seja, ele pode ser um mix de renda fixa e renda variável.

Quando você compra um COE, está comprando um pacote de investimentos variados, dentro desse COE podem ter investimentos da renda fixa, ETF’s, ações brasileiras, ações estrangeiras, etc.

Você compra o COE diretamente nos bancos ou corretoras, ou seja, é você quem escolhe, e já compra sabendo o que tem nele. E diferente de alguns investimentos do tipo, não é um robô ou gestor que escolhe para você.

Não é possível mexer na carteira de um COE, você compra o que tem nele e não pode alterar nada.

Quais os tipos de COE?

Se você pensar em investir em COE, saiba que existem dois tipos, que são eles:

COE de capital garantido ou de valor nominal garantido –

Como o próprio nome já diz ele garante o seu capital investido, ou seja, você pode não ganhar nada de rentabilidade, mas também vai perder o capital investido inicialmente.

design de poupanca fundo 1270 10 - Vale a pena Investir Em COE? Entenda como Funciona esse Investimento!

Se investir 5 mil por exemplo, com prazo de 2 anos, e no final do prazo não tiver rentabilidade, você resgata o valor investido inicialmente;

COE de capital de risco ou de valor nominal de risco –

É um COE com maior risco, onde você pode perder sim o valor inicial aplicado, mas nunca mais do que isso, ou seja, tem possibilidade de perder o dinheiro investido, mas não fica devendo.

Nesse COE existe um risco de perder o valor investido inicialmente, mas em contrapartida a rentabilidade é muito maior do que no COE de capital garantido.

Quanto maior o risco, maior a rentabilidade!

O que é o D.I.E?

A sigla significa documentos de informações essenciais, todo COE possuí esse documento, então todo mundo que quer investir em COE precisa ler as informações contidas nele.

area de transferencia da lista de verificacao com lupa 24877 56500 - Vale a pena Investir Em COE? Entenda como Funciona esse Investimento!

O D.I.E. possui todas as informações necessárias sobre o COE em questão, tem a descrição do produto, o prazo de validade, a rentabilidade, e inclusive para quem é indicado. É muito interessante.

É importantíssimo analisar as informações do D.I.E para entender o COE que você deseja adquirir.

Vantagens de um COE

Ele possui algumas vantagens bem interessantes, apesar de ser um pacote de investimentos diversificado, podendo conter renda fixa e variável, a tributação para pagamentos do I.R. (imposto de renda) segue a tabela da renda fixa.

O melhor disso é que você declara o I.R sobre todo o COE, e não sobre cada investimento contido nele separadamente.

A tributação começa em 22,5% e vai caindo de acordo com o prazo da aplicação, quanto maior o prazo menor a taxa.

taxas 1024x886 - Vale a pena Investir Em COE? Entenda como Funciona esse Investimento!

Outra vantagem é a diversificação da carteira de investimentos, é possível investir em ações do brasil, ações do exterior, ETF, renda fixa, etc. Tudo através de um COE, lembrando que cada COE vai ter determinados investimentos, não sendo todos iguais.

E a grande vantagem é a garantia do capital investido, principalmente no COE de capital garantido, onde você não perde o valor investido inicialmente. A única exceção é se você quiser resgatar o investimento antes do vencimento, neste caso, poderá perder alguma coisa.

Desvantagens de um COE

Assim como todos investimentos, existem desvantagens para quem quer investir em COE.

A falta de autonomia é uma delas, não é possível escolher os investimentos que estarão dentro do COE, tem que aceitar o pacote do jeito que está.

As altas taxas de administração e corretagem também podem ser uma desvantagem, e muitas vezes elas estão ocultas, então procure saber antes de investir.

mao segurando a lupa 24640 38908 - Vale a pena Investir Em COE? Entenda como Funciona esse Investimento!

Uma outra desvantagem é o teto de rentabilidade, ou seja, existe um teto máximo que aquele COE vai render, tem limite de rentabilidade.

E se por acaso render mais do que o teto, você não receberá nada além do teto máximo estabelecido, quem fica com o lucro excedente são os bancos e as corretoras.

E o COE também não é garantido pelo FGC (fundo garantidor de crédito), isso significa que se o banco que emitiu o COE falir, você perde todo seu investimento.

Achou interessante e quer investir em COE?

Procure na sua corretora ou banco, é um tipo de investimento muito interessante para quem quer variar a carteira.

Até mais.

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *