O que são fundos de investimento imobiliário (FII)? Conheça as Vantagens e Desvantagens de Investir!

Reading time: 5 minutes

ouhiuh 1024x467 - O que são fundos de investimento imobiliário (FII)? Conheça as Vantagens e Desvantagens de Investir!

Acredito que você já tenha ouvido em algum lugar alguém falando sobre fundo Imobiliário, e deve estar curioso para saber o que são.

Nesse artigo eu vou explicar o que são e quais as vantagens e desvantagens dos FII’s.

Então acompanhe até o final e aprenda mais sobre esse tipo de investimento.

Os fundos de investimento imobiliário permitem que você seja proprietário de grandes imóveis comerciais ou residências. É isso mesmo que você leu! É possível ter participação no imóvel sem ter que comprar tudo sozinho.

Você pode ser dono de hotéis, shopping, grandes prédios comerciais, e ainda vai receber mensalmente aluguel dos imóveis.

E tudo isso porque através dos fundos imobiliários você pode comprar cotas desses imóveis.

Vou dar um exemplo:

Uma empresa quando vai construir um shopping emite certificados de recebíveis imobiliários (CRI), que são cotas a serem vendidas com a finalidade de arrecadar dinheiro para a construção desse shopping. Ou seja, cada pessoa que comprar essas cotas será proprietária desse imóvel em questão, e receberá mensalmente aluguel (dividendos) desse imóvel.

O valor do aluguel a ser recebido é calculado de acordo com o investimento feito por cada investidor. Quando o locatário paga o aluguel, esse dinheiro será divido entre os investidores do fundo de acordo com a cota de investimentos de cada um.

3446 652 - O que são fundos de investimento imobiliário (FII)? Conheça as Vantagens e Desvantagens de Investir!

Então podemos dizer que os fundos de investimento imobiliário permitem que você seja dono de imóveis, mas sem ter que comprá-los totalmente, podendo adquirir apenas partes deles.

O FII é um investimento de renda variável, com rentabilidade menor do que outros investimentos da renda variável, mas com menos riscos.

As vantagens de investir em fundos Imobiliários

Você pode estar pensando que somente quem tem muito dinheiro pode investir em fundos imobiliários, ou que não é possível uma pessoa pobre ser dona de imóveis.

Mas você vai se surpreender com o que eu tenho para te dizer, investir em FII é mais fácil do que imagina.

trabalho facil 23 2147510095 - O que são fundos de investimento imobiliário (FII)? Conheça as Vantagens e Desvantagens de Investir!

Existem muitas vantagens nos fundos de investimentos imobiliários, eu irei citar algumas delas abaixo:

  • Investimento em torno de R$ 100,00 (cem reais) – Você pode comprar cota com mais ou menos esse valor, em primeiro lugar tudo vai depender do preço das cotas do fundo que você vai investir;
  • Recebimento de aluguéis das cotas mensalmente – Quando o pagamento do aluguel é feito pelo locatário, o valor é dividido entre os cotistas de acordo com o investimento feito por cada um;
  • Não tem imposto sobre o aluguel – Você não paga imposto de renda (IR) sobre os aluguéis recebidos, paga somente na hora da venda das cotas, e ainda assim, somente sobre o lucro, caso tiver. Essa é uma grande vantagem em relação a compra de um imóvel de forma tradicional, na qual deve-se pagar IR.

Vendas

  • Venda na hora que quiser – As cotas do fundo imobiliário podem ser vendidas a hora que você quiser, lembrando que é um investimento feito através da bolsa de valores, portanto, tem liquidez de 3 dias, ou seja, quando você efetuar a venda das suas cotas o dinheiro estará disponível na sua corretora após 3 dias;
  • Opção por vender partes do fundo – É possível vender apenas algumas cotas do seu investimento, essa é uma grande vantagem pois você não precisa se desfazer de todas as suas cotas;
  • Valorização das cotas dos FII’s, assim como em ações.

As desvantagens de investir em fundo imobiliário

Os fundos de investimento imobiliário assim como qualquer investimento têm suas desvantagens, são poucas se comparado com outros investimentos de renda variável, mas é importante você conhecer.

Vou listar abaixo as desvantagens dos FII’s:

Taxa de administração – O fundo imobiliário precisa ser gerenciado por alguém, a taxa de administração serve para pagar o gestor do fundo, ou seja, a pessoa que vai cuidar de tudo referente ao fundo imobiliário que você investiu.

0c81e494422b0543e15ffd0f55636529 cone de taxa de queima de porcentagem by vexels - O que são fundos de investimento imobiliário (FII)? Conheça as Vantagens e Desvantagens de Investir!

As taxas de administração dos fundos imobiliários normalmente são baixas se comparadas com outros investimentos, portanto, é mais vantajoso.

De qualquer forma é necessário avaliar com atenção na hora de escolher o investimento.

É possível conseguir taxas de administração a partir de 0,10% a.a, mas como eu disse depende muito do fundo que você vai investir.

Lembrando que a taxa de administração já vem descontada dos rendimentos;

Taxa de corretagem –

Algumas corretoras cobram taxa de corretagem, ou seja, cada vez que você aplica seu dinheiro no FII, é cobrado uma taxa pela operação, que varia de acordo com a corretora.

vantagens e desvantagens png 8 - O que são fundos de investimento imobiliário (FII)? Conheça as Vantagens e Desvantagens de Investir!

Procure por corretoras que não cobram taxa de corretagem, como a Rico por exemplo, essa corretora tem taxa de corretagem zero para investimentos em fundos imobiliários.

Liquidez D+3 –

A liquidez é o tempo que o dinheiro do seu investimento demora para ficar disponível para saque na sua corretora, a partir do momento que você solicita o resgate. Os FII’s têm liquidez de 3 dias, portanto, quando você faz o pedido de resgate do investimento, o mesmo demora 3 dias para ficar disponível na sua corretora, e só então é possível solicitar o saque.

Imóvel desocupado –

Se acontecer de o imóvel que você comprou cotas ficar desocupado, ou seja, sem ninguém pagando o aluguel, você também não recebe o aluguel do seu investimento.

Mas como esses fundos de investimento imobiliário são usados para grandes construções, é pequena a possibilidade de acontecer, pois existe uma análise e visão de negócio, com intuito de evitar esse tipo de situação.

a construcao de uma ilustracao da cidade no design plano 23 2147561191 - O que são fundos de investimento imobiliário (FII)? Conheça as Vantagens e Desvantagens de Investir!

Dica extra

Os fundos imobiliários são investimentos de renda variável indicados para curto a médio prazo, ou seja, investimentos acima de 2 anos. Então entenda a sua necessidade e seus objetivos antes de investir em FII’s, certifique-se que você não precisará do dinheiro a curtíssimo prazo.

Assine o blog para receber conteúdos exclusivos no seu E-mail!

Se você gostou do artigo ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário!

Até a próxima.

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *