O que é CDI? E qual a sua Importância no Mercado Financeiro?

Reading time: 2 minutes

pessoas segurando pergunta marca fundo 23 2148137349 - O que é CDI? E qual a sua Importância no Mercado Financeiro?

É cada vez mais comum utilizarmos a siglas CDI em nosso dia a dia. Algumas já são bem conhecidas com IR (Imposto de renda), mas outras nem tanto.

E quando se trata de mercado financeiro a situação fica ainda pior, são siglas que não acabam mais, por exemplo : CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, etc.

No entanto e para quem está começando no mercado financeiro fica um pouco confuso entender o que significa cada sigla.

E hoje eu decidi explicar sobre a famosa sigla CDI, e se você já ouviu falar, mas ainda não sabe o que significa, e está afim de aprender o que é, e qual a sua importância no mercado financeiro e como usa-la ao seu favor, esse artigo é para você.

O que é CDI?

CDI significa Certificado de depósitos interbancários, e são títulos de emissão das instituições financeiras, tem característica idêntica ao CDB (certificado de depósitos bancários), mas sua negociação é restrita aos bancos.

conta bancaria iugu - O que é CDI? E qual a sua Importância no Mercado Financeiro?

O CDI foi criado na década de 80 com o objetivo de garantir o fluxo de recursos das instituições financeiras.

Basicamente tem a função de transferir recursos de uma instituição financeira para outra, ou seja, os bancos emprestam dinheiro entre si, aquele que tem empresta para aquele que não tem.

Taxa

A taxa CDI normalmente é bem próxima da taxa Selic, e tem a mesma função de medir os juros dos títulos públicos.

A taxa é a média dos juros dos certificados de depósitos interbancários realizados entre os bancos.

Quanto mais baixa estiver a taxa tiver certamente, mais barato estará custando o dinheiro no mercado, e consequentemente a rentabilidade dos principais investimentos em renda fixa também caem bastante. Portanto, quanto mais alta a taxa, maior será a rentabilidade dos investimentos.

diagrama incremental feito de moedas de ouro realistas 1284 13515 - O que é CDI? E qual a sua Importância no Mercado Financeiro?

Investimento com rentabilidade atrelada ao CDI

Se você já viu em algum lugar um CDB que rende 100% do CDI, por exemplo, e ficou se perguntando como seria isso, ou pensou que os 100% seriam quanto renderia o investimento, sinto muito informar mais infelizmente essa não é a rentabilidade.

Se um CDB rende 100% do CDI, isso significa que ela terá exatamente o rendimento do (CDI) no período do investimento. Se o CDI estiver com a rentabilidade em 11,82% nos últimos 12 meses, o seu CDB teria a mesma rentabilidade, ou seja, 11,82%.

Portanto podemos dizemos que um CDB que rende menos de 100% do CDI não é um bom investimento, e um CDB que rende acima de 100% dele é um ótimo investimento.

colecao de vendedor em diferentes posicoes 23 2147897081 - O que é CDI? E qual a sua Importância no Mercado Financeiro?

Espero que você tenha entendido o que é, e qual sua importância no mercado financeiro.

E se gostou do artigo e quer saber mais sobre investimentos assine nosso blog e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu E-mail. É totalmente gratuito!

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *