Não Comece a Investir em Fundos Imobiliários (FII’s) Antes de Ler isso

Reading time: 4 minutes

maos assinando contrato de casa ou apartamento 3446 635 - Não Comece a Investir em Fundos Imobiliários (FII's) Antes de Ler isso

No artigo de hoje falaremos sobre os 7 indicadores que você deve analisar antes de investir em fundos imobiliários (FII’s).

Não sabe o que são fundos imobiliários (FII’s)? Não sabe qual é bom? Não se preocupe! Leia o artigo até o final e aprenda a investir em fundos imobiliários.

Nós já fizemos aqui no blog um artigo explicando o que são fundos imobiliário (FII’s), vou deixar o link aqui se você quiser ler o artigo detalhado.

Mas de qualquer forma farei um resumo antes de entrar no assunto de hoje!

O que são fundos imobiliários?

Os fundos de investimentos imobiliários (FII’s) são a forma mais fácil de investir no mercado imobiliário sem ter que comprar um imóvel pagando o seu valor total, e ainda ter que resolver as questões burocráticas.

Nesse tipo de investimento o gestor do fundo arrecada recursos com a finalidade de investir em determinados imóveis, geralmente de médio a grande porte.

Shopping center e edifícios comerciais são alguns dos imóveis onde são feitas as aplicações.

conjunto de icones de grandes e pequenos edificios de lojas e supermercados 1284 10737 - Não Comece a Investir em Fundos Imobiliários (FII's) Antes de Ler isso

Desta forma quando você entra para um fundo, ou seja, compra cotas dele, o seu dinheiro é usado para investir nesse tipo de imóvel e você recebe um aluguel mensal.

Mais uma vez recomendo que você leia o outro artigo que explica tudo detalhado. Link aqui

Agora que você já entendeu como funciona um fundo imobiliário, é o momento de aprender a analisar se um fundo é bom ou ruim.

Então vamos lá!

Indicadores para Fundo Imobiliário

Existem algumas coisas que devem ser analisadas antes de investir em fundos imobiliários, podemos chamá-los de indicadores.

letreiros indicadores de vetor livre 23 2147491487 - Não Comece a Investir em Fundos Imobiliários (FII's) Antes de Ler isso

Esses indicadores irão analisar o rendimento do fundo, se costuma pagar bons dividendos, se a taxa de administração é alta, etc.

Você pode utilizar mais de um indicador como base de analise, escolha aquele que tenha mais afinidade e que te dê um melhor resultado.

Taxa de administração e gestão –

Os fundos imobiliários têm taxas de administração e gestão que variam de acordo com o fundo, para saber se as taxas estão caras e valem a pena, você deve tirar uma média entre a taxa de rendimento do fundo e as taxas administrativas, assim o resultado será o rendimento líquido.

Valor das cotas patrimonial –

É o valor de avaliação dos ativos contidos no fundo, que são diferentes do valor de mercado. Normalmente os fundos imobiliários são negociados por um valor inferior ao seu valor patrimonial.

conjunto de icones de grandes e pequenos edificios de lojas e supermercados 1284 10737 1 - Não Comece a Investir em Fundos Imobiliários (FII's) Antes de Ler isso

Isso significa que você pode comprar cotas desse fundo por um valor abaixo do que realmente vale, e se o gestor resolver vender essas cotas pelo valor patrimonial, é possível ter bons lucros.

Número de cotas

É o indicador que diz a quantidade de cotas que o fundo possui na bolsa de valores, assim é possível saber também o valor patrimonial total do fundo.

Essas informações podem ser visualizadas nos relatórios publicados pela B3 (bolsa de valores).

Dividend Yield –

Os fundos imobiliários podem gerar rendimentos mensais aos investidores. E esse indicador te ajuda a descobrir se o fundo está pagando bons dividendos, se tem retorno condizente com o investimento.

Cap Rate –

Significa captalization rate, basicamente é a taxa de retorno de um investimento no setor imobiliário. Ele mede o quanto está rendendo o seu investimento, utiliza os mesmos critérios do dividend yield, porém, o cap rate tem foco individual em cada imóvel que compõe o fundo.

Vacância –

A taxa de vacância é o índice de desocupação de um imóvel, tem por finalidade analisar a frequência de desocupação do imóvel. Esse indicador é muito importante, pois se o imóvel fica muito tempo desocupado, ele não vai gerar rendimentos para seus investidores. Portanto analise a longo prazo o histórico de ocupação do imóvel.

ABL (área bruta locável) –

É todo espaço do imóvel que está disponível para locação, com essa informação é possível calcular e saber quanto custa o m² do imóvel.

A importância de analisar

Todos esses indicadores fazem parte de um conjunto de ferramentas que podem ajudar você a fazer as melhores escolhas, evitando grandes perdas e gerando bons lucros.

Por isso é importante analisar esses indicadores antes de investir em fundos imobiliários.

conceito de crescimento do negocio criativo 23 2147783994 - Não Comece a Investir em Fundos Imobiliários (FII's) Antes de Ler isso

Para ser um bom investidor e ter prosperidade financeira é preciso ter consciência dos riscos, saber fazer analises, e aprender sempre.

Espero que tenha gostado do artigo de hoje, qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário!

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *