Investimento em CDB é seguro? E o que Considerar Antes de Investir?

Reading time: 4 minutes

11f5f54 - Investimento em CDB é seguro? E o que Considerar Antes de Investir?

Muitas pessoas se perguntam se fazer investimento em CDB é seguro, ou
por exemplo se ele é tão seguro quanto a poupança. O CDB é muito seguro, e se tornou um dos investimentos mais conhecidos por quem investe em renda fixa.

Com a baixa rentabilidade da poupança o CDB é uma ótima opção para investir seu dinheiro e não perder rentabilidade. Portanto é mais vantajoso.

O CDB e o tesouro Direto são os investimentos de renda fixa mais aconselháveis para quem quer sair da poupança. E se você ainda deixa seu dinheiro na poupança, não faça isso!

Certamente você está perdendo dinheiro!

Hoje iremos ajudar você a entender melhor sobre investimento em CDB. Então acompanhe o artigo até o final e aprenda mais sobre o assunto.

O que é CDB?

A sigla CDB significa Certificado de depósitos bancários, que nada mais é do que uma aplicação financeira onde você empresta uma quantia em dinheiro para o banco, já com prazo da aplicação acordada antes, e ele te devolve acrescido de uma taxa de juros, que pode ser pré ou pós fixados,
da mesma forma como funciona no tesouro direto.

Então quando você compra um título de CDB, na verdade está emprestando seu dinheiro para o banco com juros.

desenho vetorial trava de seguranca 23 2147493514 - Investimento em CDB é seguro? E o que Considerar Antes de Investir?

O CDB é garantido pelo FGC (fundo garantidor de crédito), o que significa que se por acaso o banco no qual você investiu o seu dinheiro falir e não puder te pagar, consequentemente você tem a garantia que vai receber seu investimento de volta.

Mas lembrando que o FGC garante no máximo R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) por instituição (corretora ou banco).

E como descobrir qual melhor CDB?

O melhor investimento em CDB é aquele que oferece bom rendimento, alta liquidez e baixo risco. Além disso é errado analisar um investimento somente pelo rendimento.

Analisar somente a rentabilidade é um erro comum de iniciantes, é necessário analisar também a liquidez do investimento acima de tudo.

A liquidez é o tempo necessário para conclusão do resgate do dinheiro, quanto maior a liquidez, portanto é melhor.

administracao do tempo com hourglass e trabalhador 1133 269 - Investimento em CDB é seguro? E o que Considerar Antes de Investir?

É preciso analisar o investimento, e optar por uma liquidez de acordo com a sua necessidade, para evitar possíveis transtornos futuros. Lembrando que a liquidez de um CDB deve ser no máximo de três dias.

Instituições

Geralmente as instituições bancárias de menor porte oferecem melhores CDBs com taxa de rendimento maiores. Em outras palavras, bancos menores oferecem CDB com maiores liquidez.

edificios modernos da cidade 1441 3042 - Investimento em CDB é seguro? E o que Considerar Antes de Investir?

Um CDB para ser considerado regular deve render no mínimo 100% do CDI (certificado de depósito interbancário) para o caso dos pós-fixados.

A rentabilidade vai depender da instituição que você optar por investir, existem instituições bancárias que vão te oferecer CDBs muito ruim, 70% do CDI por exemplo, e outras que poderão te oferecer CDBs muito bom, como 120% do CDI.

E como você faz para saber quais as melhores rentabilidades? Precisa ir de banco em banco e perguntar? A resposta é não!

A melhor forma de fazer investimentos é através das corretoras de investimentos, pois elas vão selecionar para você os melhores CDBs entre as instituições, tornando tudo mais fácil.

Conclusão

Chegamos à conclusão que investimento em CDB é seguro, e é um ótimo investimento de renda fixa para quem está acumulando capital, pois tem rendimento melhor do que a poupança. Não analise somente o rendimento, tenha atenção na liquidez, e no risco.

conjunto de cadeado no estilo cartoon 1308 27146 - Investimento em CDB é seguro? E o que Considerar Antes de Investir?

Quanto mais alta a liquidez, melhor é, lembre-se disso.

Não existe um valor mínimo para investir em CDB, você vai encontrar títulos de vários valores e prazos, variando de acordo com a instituição. Através das corretoras de investimento é possível ter acesso as melhores aplicações.

Faça uma análise de acordo com o valor que vai investir, prazo e liquidez, feito isso pode investir sem medo. Tudo será definido antes da compra do título, assim você saberá o rendimento e o prazo para resgate da operação.

O tipo mais comum de CDB é o pós-fixado, onde seu rendimento é atrelado ao CDI ou a taxa Selic, e o rendimento pode variar para mais ou menos, o rendimento exato só é possível saber no momento do resgate, tudo vai depender do cenário econômico certamente . Lembrando que um CDB considerado justo rende 100% do CDI, abaixo disso é ruim e acima é bom.

conceito de navegacao vector 23 2147500915 - Investimento em CDB é seguro? E o que Considerar Antes de Investir?

Já o CDB pré-fixado, esse sim permite que você saiba com exatidão o valor que irá receber no vencimento do título. Por exemplo, você pode optar por um CDB com rendimento de 12% ao ano e no final quando fizer o resgate vai receber exatamente isso, independente do cenário econômico.

Se tiver alguma dúvida sobre CDB deixe seu comentário que responderemos!

Espero que tenham gostado do artigo!

Até mais.

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *