Inteligência Emocional: Como Alcançar Resultados Surpreendente

Reading time: 3 minutes

mao que por a moeda na escadaria do dinheiro 23 2147510723 2 - Inteligência Emocional: Como Alcançar Resultados Surpreendente

Hoje eu vou falar sobre a importância de desenvolver inteligência emocional na sua vida, e como ela te ajudará a alcançar resultados surpreendentes, tanto no profissional quanto no pessoal.

Então se você se interessa no assunto e quer aprender a usar isso na sua vida, alcançando resultados no mínimo melhores do que possui atualmente, acompanhe o artigo até o final.

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional ou quociente emocional (Q.E.) é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os das outras pessoas, é também a capacidade de lidar com eles.

Acreditava-se que a aptidão intelectual ou Q.I (quociente de inteligência) eram os principais responsáveis pelo sucesso profissional das pessoas, mas não é bem assim.

conceito de aprendizagem 23 2147507702 - Inteligência Emocional: Como Alcançar Resultados Surpreendente

Esse teste foi usado durante muito tempo para medir o sucesso ou fracasso das pessoas.

E baseado nos testes, foi descoberto que o Q.I é responsável por apenas 20% do sucesso ou fracasso, os outros 80% são divididos entre classe social, sorte, inteligência emocional e outros.

Podemos dizer que a inteligência emocional ou Q.E (quociente emocional) é a mais importante de todas. Dentro dela estão inseridos o autocontrole, automotivação, zelo, persistência, etc.

Se você possui esses aspectos, significa que tem grande inteligência emocional.

carater cerebro 23 2147517600 - Inteligência Emocional: Como Alcançar Resultados Surpreendente

Então, tudo isso significa que você passa uns 20 anos estudando, entre escola e faculdade, acreditando que essa é a grande chave para o sucesso, ter uma boa profissão, ganhar muito dinheiro e ser bem-sucedido, mas na verdade está preenchendo apenas 20% da sua chance de sucesso.

Como ter uma inteligência emocional alta?

Para ter um alto nível de inteligência emocional (Q.E), é necessário aperfeiçoar alguns domínios próprios, eles são a chave para uma vida mais equilibrada.

É muito mais importante possuir um nível alto de inteligência emocional do que Q.I.

É por isso que você encontra pessoas da sua época de escola que não eram tão inteligentes, mas que hoje são muito mais bem-sucedidas do que os mais inteligentes.

conceito de produtividade moderna com design plano 23 2147978045 - Inteligência Emocional: Como Alcançar Resultados Surpreendente

Você precisa aprender a desenvolver inteligência emocional, essa é a chave para uma vida bem-sucedida.

Existem 5 grandes domínios que você precisa aperfeiçoar para melhorar seu Q.E.

  1. Conhecer as próprias emoções –  você precisa observar seus sentimentos, se dar conta das suas emoções atuais, entender como se sente;
  2.  Aprender a lidar com as emoções – Saber lidar com os sentimentos e emoções é muito importante para ter uma vida equilibrada;
  3. Reconhecer as emoções dos outros – Além de conhecer as próprias emoções, é importante reconhecer os sentimentos e emoções das outras pessoas, assim é possível manter o equilíbrio social;
  4. Motivar-se – Use as emoções para alcançar objetivos, mantendo-se motivado você será capaz de ser mais produtivo;
  5. Lidar com relacionamentos – Ter autocontrole, empatia, interagir com outras pessoas, saber motiva-las, tudo isso é fundamental para manter bons relacionamentos pessoais e profissionais.

Q.E e Q.I

A combinação desses 5 domínios vai elevar a sua inteligência emocional, levando você a um alto nível de controle emocional, raciocínio, equilíbrio, capacidade de tomar decisões mais acertadas, e muitas outras habilidades que te ajudarão no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

5654654 - Inteligência Emocional: Como Alcançar Resultados Surpreendente

E analisando o nosso dia-a-dia, é possível entender que na maioria das vezes o nosso emocional conta mais do que o racional.

Portanto, podemos afirmar que desenvolver inteligência emocional é mais importante do que qualquer inteligência racional.

Lembre-se que o Q.I. representa apenas 20% do que pode ser o sucesso ou fracasso, os outros 80% estão no emocional, motivacional, social, etc.

Por hoje é tudo, e até a próxima.

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *