Fundos de investimento para iniciantes! Tudo que você precisa saber.

Reading time: 5 minutes

Hoje vou falar para você sobre Fundos de Investimento para iniciantes, e tudo que você precisa saber se quer começar a investir neles.

Então fique ligado e acompanhe o artigo até o final, eu preparei um conteúdo bem explicado sobre o assunto, e vai te ajudar a entender melhor sobre esse tipo de investimento e mais uma dica bônus.

Os Fundos de Investimento são uma modalidade de investimento coletivo, onde um grupo de pessoas investe na mesma aplicação, ou seja, cada pessoa compra uma quantidade de cotas de uma certa aplicação, e a soma dessas cotas será o patrimônio total desse fundo.

Os fundos de investimento não são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

E o que é esse FGC?

homem novo que duvida 1133 553 - Fundos de investimento para iniciantes! Tudo que você precisa saber.

Basicamente você tem a proteção dos seus depósitos e investimentos garantidos até o valor de R$ 250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil reais) por instituição financeira, ou seja, para cada corretora ou banco que você tem investimento você é assegurado por até esse valor.

Mas essa modalidade de investimento não tem cobertura do FGC.

Cada Fundo de Investimento tem um CNPJ próprio, ou seja, o dinheiro do fundo não se mistura com o da instituição financeira, o que gera mais segurança.

Nos Fundos de Investimento existem dois tipos de taxas especificas, e são elas:

Taxa de administração

 Taxa cobrada referente ao serviço do gestor, administrador, e demais operações presentes no fundo.

Varia de acordo com a Instituição na qual você está investindo, e também no fundo. Cada fundo pode ter uma taxa especifica.

Taxa de performance

Taxa referente a performance do fundo, é cobrada quando a rentabilidade do fundo supera a rentabilidade do indicador de referência.

Exemplo: se o indicador for o CDI e a taxa de performance for de 25%, serão cobrados os 25% que ultrapassaram o CDI. Se não ultrapassar não será cobrado taxa.

taxas 1024x886 - Fundos de investimento para iniciantes! Tudo que você precisa saber.

Quais os principais tipos de Fundos de Investimento?

Existem diversos tipos de Fundos de Investimento, os principais são os fundos de renda fixa, fundos de ações, fundos multimercado e fundos cambiais. Vou explicar para você um pouco sobre cada um:

Fundos de renda fixa

É uma carteira de investimento conservadora, composta por diversos ativos de renda fixa, como títulos públicos, debêntures, CDB’s e LCI/LCA.

O controle é feito por um gestor especializado, que pode tanto inserir como retirar as aplicações da carteira. O objetivo é alcançar a maior rentabilidade possível.

Os riscos aqui são na variação das taxas de juros e nos índices de preço.

Cuidado com o famoso Fundo DI, as taxas cobradas podem ser tão altas que podem gerar prejuízo, fazendo com que seu investimento renda menos que a poupança. Segundo estudo da ANEFAC se um Fundo DI tem taxa de administração de 1% a.a. Ele rende menos que a poupança.

Fundos de ações

Se você quer investir em ações, mas não quer comprar por conta própria direto da bolsa de valores, por falta de conhecimento, ou porque não tem tempo para ficar acompanhando o mercado, os fundos de ações são uma ótima opção.

tablet com grafico bolsa de valores na tela 1034 48 - Fundos de investimento para iniciantes! Tudo que você precisa saber.

É uma carteira de ativos de renda variável, para quem quer correr mais risco, pois é uma aplicação volátil. Recomendado para longo prazo, o que reduz um pouco os riscos.

Fundos Multimercado

Como já diz o nome, ele investe em várias aplicações diferentes, nesse tipo de fundo você encontra ações, títulos públicos, investimentos em moedas…

Ótima opção para quem quer diversificar seus investimentos assumindo um pouco mais de risco. Variam mais do que os Fundos conservadores e tem risco moderado.

Fundos Cambiais

Usados para se proteger das variações do câmbio, como o dólar. Ótimo para quem trabalha com importação por exemplo. Esse tipo de fundo tem resultado atrelado a cotação daquela moeda.

Existem outros tipos de fundo como: fundos de previdência e fundos imobiliários, falarei mais sobre eles em um outro artigo.

Pontos positivos e Negativos dos Fundos de investimento

Nos Fundos de Investimento assim como em outras aplicações financeiras, existem os pontos positivos e negativos, vou falar abaixo um pouco sobre isso.

  • Pontos positivos:  
verifique icones da mar55ca 23 2147506161 - Fundos de investimento para iniciantes! Tudo que você precisa saber.

* Profissionais especializados estarão gerenciando a carteira de investimento dos fundos;

* Excelente para quem tem pouco conhecimento ou pouco tempo para dedicar-se a analisar investimentos.

  •  Pontos Negativos:
verifique icones da marca 23 2147506161 - Fundos de investimento para iniciantes! Tudo que você precisa saber.

*As taxas de administração podem ser bastante elevadas, e em alguns casos é cobrada a taxa de performance do fundo.

Sobre a tributação

O IOF (Imposto sobre operações financeiras) será cobrado caso aja resgate antes dos 30 dias da aplicação. No caso do IR (Imposto de renda) a tabela é regressiva. Segue abaixo uma tabela para te ajudar a entender melhor.

PrazoAlíquota (%)
0 a 180 dias22,5%
181 a 360 dias20%
361 a 720 dias17%
Acima de 720 dias15%

Lembrando que todas essas taxas são cobradas somente do valor de rendimento da aplicação.

Essa é uma tabela usada para investimentos de médio a longo prazo. Para investimentos de curto prazo a alíquota mínima é de 20% sobre o rendimento.

Esse tipo de investimento tem a presença do “come cotas”, que significa que no último dia útil do mês de maio e de novembro haverá cobrança antecipada do IR. Para Investimentos de longo prazo será cobrada a alíquota de 15%, para o curto prazo 20%.

86bf0da3dd407d3beb701c47ba456aa90564aa2c 1024x667 - Fundos de investimento para iniciantes! Tudo que você precisa saber.

No fundo de ações a alíquota é de 15%, cobrada somente no momento do resgate, não tem a presença do come cotas.

Dica bônus:

Antes de fazer qualquer investimento, procure entender todos os pontos positivos e negativos da aplicação que você quer investir.

Se você tem pouco conhecimento, estude e aprenda o máximo possível sobre isso, se você quer realmente se tornar um investidor.

E lembre-se que ninguém cuidará melhor do seu dinheiro do que você mesmo! Se ficou alguma dúvida, deixa um comentário.

Espero que tenham gostado do conteúdo de hoje.

Nos sigam nas redes sociais e fique por dentro de todo nosso conteúdo.

Um abraço e nos vemos no próximo post!

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *