O que é Empreendedorismo ?? – Conceito e Significado

Reading time: 5 minutes

Afinal o que é empreendedorismo? O empreendedorismo é o ato de empreender, e aquele que o faz é conhecido como empreendedor.

O empreendedor é um indivíduo que, em vez de trabalhar como empregado, funda e administra uma pequena empresa, assumindo todos os riscos e recompensas do empreendimento.

O empreendedor é comumente visto como um inovador, uma fonte de novas idéias, bens, serviços e negócios / procedimentos.

O que a definição não diz é que o empreendedorismo é o que as pessoas fazem para colocar suas carreiras e sonhos em suas mãos e levá-las na direção de sua própria escolha.

É sobre construir uma vida em seus próprios termos, sem chefes. Não há horários de restrição, e ninguém te segurando.

Os empreendedores são capazes de dar o primeiro passo para tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Acompanhe ate o final do artigo para conhecer os 2 maiores empreendedores do Brasil e se inspirar neles.

homem de negocios bem sucedido em pe no topo da montanha 3446 611 1024x444 - O que é Empreendedorismo ?? - Conceito e Significado

Qual é o significado do empreendedorismo para a sociedade?

O significado de empreendedorismo envolve um empreendedor que age para fazer uma mudança no mundo.

Os empreendedores solucionam problemas com o qual muitos lutam para resolver, unem as pessoas de uma maneira que ninguém jamais conseguiu antes, constroem coisas revolucionárias que alavancam a sociedade, e todos eles têm uma coisa em comum: a ação.

Empreendedores criam idéias e as executam.

Importância do Empreendedorismo

O que é realmente o empreendedorismo?

Um empreendedor é a pessoa que vê um problema no mundo e se concentra imediatamente na criação da solução.

Eles são os líderes que saem sozinhos para melhorar a sociedade. Quer estejam criando empregos ou um novo produto, eles constantemente tomam medidas para garantir o progresso mundial.

No processo de entender o que é empreendedorismo, vamos ver por que os empreendedores são importantes na sociedade.

  • Empreendedores criam empregos: sem empresários, empregos não existiriam. Os empreendedores assumem o risco de se empregarem. Sua ambição de continuar o crescimento de seus negócios eventualmente leva à criação de novos empregos.
  • Os empreendedores criam mudanças: os empreendedores sonham grande e, naturalmente, algumas de suas idéias farão mudanças em todo o mundo.
  • Os empreendedores dão à sociedade: enquanto alguns têm essa noção de que os ricos são maus e gananciosos, eles geralmente fazem mais pelo bem maior do que a pessoa comum.

Por que as pessoas se tornam empreendedoras?

Qual é o apelo do empreendedorismo? Com mais de 400 milhões de empreendedores, o empreendedorismo tem um apelo internacional.

Todo empreendedor tem seu próprio “por que”, que os levou a mergulhar em ser seu próprio patrão.

Empreendedores precisam de mais liberdade para tornarem o mundo um lugar melhor, todos eles assumem o controle de suas vidas, vivendo a vida em seus próprios termos.

conceito de negocio de plano de negocios 23 2148120010 1024x444 - O que é Empreendedorismo ?? - Conceito e Significado

Aqui estão algumas das razões pelas quais as pessoas se tornam empreendedoras:

  • Para mudar o mundo: muitos empreendedores se esforçam para tornar o mundo melhor.
  • Os empreendedores acreditam na exploração espacial, eliminam a pobreza, criam produtos práticos, mas revolucionários, acabam por construir uma marca a serviço dos outros.
  • Eles não querem um chefe: Empreendedores muitas vezes lutam contra a ideia de ter um chefe. Frequentemente se sentem sufocados, restritos e retidos. Alguns empreendedores podem sentir que têm uma maneira mais eficaz de fazer as coisas. Outros podem não gostar da falta de liberdade criativa.
  • Eles querem horários flexíveis: o empreendedorismo é frequentemente popular em torno daqueles que precisam de horários flexíveis. Muitas pessoas com deficiências costumam gostar de empreendedorismo, uma vez que lhes permite trabalhar quando são capazes.
  • Eles são curiosos: os empreendedores adoram descobrir a resposta para a pergunta “o que acontecerá se …” Eles são experimentais. Os empreendedores adoram aprender. Eles lêem regularmente livros de negócios para avançar seus conhecimentos.
  • Eles são ambiciosos: aqueles que amam alcançar metas e marcos difíceis são feitos para serem empreendedores. Não há limite para o quanto um empreendedor pode fazer, e assim eles podem sempre trabalhar para alcançar níveis mais altos de grandeza.
um homem curioso e encontrar a ideia 80802 21 1024x444 - O que é Empreendedorismo ?? - Conceito e Significado

Exemplos de empreendedores

Jorge Paulo Lemann

jorgepaulolemansquaseoitenta alo alo bahia - O que é Empreendedorismo ?? - Conceito e Significado

Continuou trabalhando para juntar dinheiro e, aos 31, comprou uma corretora chamada Garantia.

Depois de altos e baixos, o empreendimento foi transformado no Banco de Garantia e finalmente prosperou.

Atualmente, Jorge Paulo faz parte da equipe da AB Imbev, gigante proveniente da fusão da Brahma, da Antarctica e da Budweiser, sendo proprietário da rede Burger King e também da B2W, que agrupa e-commerces como o das Lojas Americanas e o Submarino.

Sílvio Santos

silvio santos sbt - O que é Empreendedorismo ?? - Conceito e Significado

Aos 20 anos, ajudou Manuel da Nóbrega com sua empresa Baú da Felicidade, da qual acabou assumindo o controle.

Em 1962, foi para a TV Paulista e iniciou sua carreira de apresentador, trabalhando também na Rede Tupi e na Rede Record, até finalmente criar sua própria empresa televisiva em 1981: o SBT (Sociedade Brasileira de Televisão).

Popular, o canal só cresceu e trouxe lucros. O Grupo Sílvio Santos hoje conta com diversas outras empresas, entre elas a Jequiti Cosméticos, a Liderança Capitalização (responsável pela TeleSena), a TV Alphaville (a cabo) e o complexo do Hotel Jequitimar.

Quais são as habilidades empreendedoras?

As habilidades empreendedoras mais populares são marketing, desenvolvimento de negócios, atendimento ao cliente, liderança, execução, resiliência, foco, determinação, aquisição de talentos, aprendizado contínuo.

Agora que você já sabe os principais conceitos do empreendedorismo, reflita um pouco sobre seus objetivos, identifique seu perfil de empreendedor, busque conhecimento.

Cada um de nós pode fazer mais pelo mundo, e por nós mesmos, é preciso ter foco na AÇÃO! Pense nisso!

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *