Acorde! Saia da Corrida dos Ratos, antes que seja tarde demais

Reading time: 2 minutes

Corrida dos ratos é um termo usado para um exercício sem fim, autodestrutivo ou inútil. Transmite a imagem dos esforços em vão de um rato de laboratório tentando escapar correndo em uma roda ou em volta de um labirinto. Em uma analogia com a cidade moderna, muitos ratos em um mesmo labirinto gastam muito esforço correndo, para no fim não atingirem nenhum objetivo. O termo foi popularizado com o livro Pai Rico, Pai Pobre.
No mundo de hoje, muitas pessoas também correm, correm e não conseguem alcançar nenhum objetivo e passam praticamente a sua vida toda perdendo tempo nesse labirinto.

Isso porque a vida de um rato de laboratório pode muito bem ser comparada ao ciclo que nós vivemos

Para ter um entendimento melhor da corrida dos ratos, basta observar a vida das pessoas empregadas em indústrias, fábricas e corporações. No início quando criança, nascemos e quando adquirimos idade suficiente somos enviadas para a escola. Crescendo entramos na universidade. Ao se formar, devemos sair em busca de emprego.
E se tudo correr bem seremos inseridos no mercado de trabalho rapidamente, sendo bem remunerado. No entanto, vai gastá-lo com contas e cartão de crédito, vai sair, conhecer pessoas e até casar. Porém, na medida em que o tempo passa, as necessidades aparecem.
Caso tenham filhos, o apartamento já não serve mais, então eles têm que trabalhar para ganhar promoções e bancar a casa nova, os três filhos, o conforto e as férias.
RAT RACE - Acorde! Saia da Corrida dos Ratos, antes que seja tarde demais
A cada passo, uma nova dívida é adquirida, então é preciso retomar os estudos e ganhar mais dinheiro. Por isso, o casal fica preso em uma espécie de ciclo, que parece nunca acabar. Eles acabam aprisionados na corrida dos ratos, trabalhando como empregados cada dia mais, abrindo mão da sua felicidade em prol dos gastos mensais.

Como sair da corrida dos ratos?

Se você está disposto a sair da corrida dos ratos, o primeiro passo é rever seu padrão de vida. De nada adianta ler sobre investimentos, finanças, como ganhar mais dinheiro se você não mudar sua mentalidade e entender que é preciso economizar, fazer sacrifícios. O primeiro passo é saber para onde está indo o seu dinheiro.

Diferencas entre regime de caixa e regime de competencia 960x0 c default - Acorde! Saia da Corrida dos Ratos, antes que seja tarde demais

Para isso, é preciso ter uma maior organização financeira. O modo como você se organiza é muito pessoal: pode ser anotando em um caderno, usando um aplicativo, usando uma planilha (Que você pode aprender aqui nesse post). Não importa o meio, a melhor forma é que faz você se sentir mais confortável. O importante é você ter esse controle rigoroso. Todos os meses você deve anotar os seus gastos.

Se você conseguir realmente mudar seu estilo de vida, já é um enorme passo para sair da corrida dos ratos. Mas não acaba aí. Depois será preciso estudar, estudar bastante. Conhecer mais sobre os tipos de investimentos. E os frutos serão colhidos a longo prazo. Serão perpétuos, se você for disciplinado e persistente.
Mas o segredo disso tudo é começar a pensar como os ricos,
empreendedores. Seja aventureiro, é melhor do que deixar a vida seguir o seu previsível curso.

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *