Como Começar a Investir no Tesouro Direto Mensalmente! Na Prática

Reading time: 4 minutes

Hoje vou te mostrar passo a passo como começar a Investir no tesouro direto, anteriormente já foi feito aqui no blog um artigo falando sobre investir em renda fixa, nele falamos sobre CDB, LCI, LCA e um pouco sobre tesouro direto, mas não chegamos a nos aprofundar no assunto.

E nesse post vamos tentar explicar o passo a passo de como começa a investir no tesouro direto. Se você ainda não leu o artigo anterior eu vou deixar aqui o link.

Vamos tentar ensinar para você que ainda não investe seu dinheiro, como é fácil começar a investir no tesouro direto.

O tesouro direto é um dos investimentos mais práticos e acessíveis, você pode investir todos os meses, com R$ 30,00 por mês já é possível começar. Muito fácil, e ainda tem mais…

Acompanhe o texto até o final que você vai aprender a parar de perder dinheiro na poupança e otimizar seus ganhos através do tesouro direto.

A primeira coisa que você deve fazer é abrir uma conta em uma corretora de investimentos (Rico, XP Investimentos, Modal Mais, Easynvest, etc). Para abrir sua conta você só precisa ter um CPF e uma conta no banco.

A segunda é saber qual o seu objetivo, ou seja, seu plano para o dinheiro que você vai investir, é preciso ter clareza no objetivo, pois assim você poderá escolher o melhor investimento a ser feito.

Por exemplo, você quer investir para qual finalidade?

  • Aposentadoria?
  • Uma viagem daqui 2 anos?
  • Ou apenas para não deixar o dinheiro parado?

Sabendo seu objetivo fica mais fácil saber o investimento mais adequado.

Depois que você já escolheu e já abriu sua conta na corretora, e já sabe qual a finalidade do investimento, chegou o momento de transferir o dinheiro que você vai investir, do seu banco para a corretora.

Quando você abre uma conta na corretora, ela te disponibiliza uma conta, como se fosse uma conta bancaria em seu nome.

conceito plana cv 1284 8557 - Como Começar a Investir no Tesouro Direto Mensalmente! Na Prática

Assim você pode transferir seu dinheiro do banco para a corretora, tudo isso em seu nome.

Geralmente as corretoras mantém a opção do tesouro direto junto com as rendas fixas, mais de qualquer forma, quando você entrar em seu painel da corretora, você irá procurar por TESOURO DIRETO ou então por RENDA FIXA.

Portal do Investidor

Existem algumas corretoras que quando você efetua o cadastro, elas te disponibilizam um acesso ao “ portal do investidor”, que é um site do governo voltado 100% para tesouro direto, que é bem mais intuitivo, tem algumas explicações para ajudar a entender o investimento, bem melhor para entender do que as corretoras.

Tem a ferramenta “Descubra o investimento mais adequado para você”, que é bem legal, ela te auxilia como investir, se para logo prazo ou curto e vai te guiando até o investimento certo para você.

Depois de ter achando qual o investimento mais adequado, você pode voltar para o painel da sua corretora e procurar pelo mesmo investimento que você viu lá no portal do investidor e começar a investir.

Mais antes de começar, você precisa entender o que significa cada nomenclatura usada:

  • IPCA– índice de inflação do consumidor amplo, mais adequado para as pessoas físicas.
  • Tesouro IPCA – Para investimentos de longo prazo (Aposentadoria), resgate acima de 10 anos;

Selic – Investimento de curto prazo, o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento e você não perde nada, bastante usado como reserva de emergência.

Se você não sabe o que é reserva de emergência vou deixar o link abaixo sobre o artigo.
reserva de emergência

  • IGPM – é o índice mais utilizado para fins de atualização monetária dos aluguéis de imóveis, isto afeta as receitas dos fundos imobiliários e ações do setor de construção, que tenham imóveis alugados.
  • Tesouro Prefixado – Investimento para objetivos de médio prazo, com duração inferior a 10 anos.

Esses são os investimentos mais comuns do tesouro direto, de acordo com seu objetivo você vai investir naquele que melhor te ajudará a alcança-lo.

conceito de contribuicoes publicas 23 2147858428 - Como Começar a Investir no Tesouro Direto Mensalmente! Na Prática

Através da plataforma da corretora, o seu próximo passo será adquirir os títulos. Feito isso você já pode se considerar um investidor.

Eu espero que você tenha gostado do assunto, se você tem alguma dúvida deixa um comentário.

Só para lembrar, nos siga nas redes sociais e fique ligado nos conteúdos que são preparados semanalmente para ajudar você a alcançar seus objetivos!

Um abraço e nos vemos no próximo post!

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *