Toda a Verdade por trás da Aposentadoria pelo INSS

Reading time: 3 minutes

Se preparar para a aposentadoria deveria ser uma das grandes preocupações das pessoas, tanto daqueles que estão próximos de se aposentarem, quanto dos jovens que estão começando a vida profissional.
 
O fato é que o quanto antes começarmos a nos preparar melhor.
 
A forma mais eficiente para garantir uma boa aposentadoria é através de investimentos, isso mesmo que você leu! Muitas pessoas pensam que a o INSS garantirá a sua aposentadoria tranquila, ou que uma previdência privada é o melhor caminho, mas infelizmente nenhuma dessas opções é a melhor escolha.
 
Segundo pesquisa do IBGE, apenas 1% dos aposentados são independentes financeiramente, ou seja, os demais dependem de parentes, de caridade, ou devem continuar trabalhando para viver.
 

Investir o seu dinheiro mensalmente é o melhor caminho para alcançar uma boa aposentaria, mesmo que não seja muito.

Segundo levantamento do Banco Mundial, menos de 4% dos brasileiros poupam dinheiro para a aposentadoria.

Isso nos leva a triste conclusão de que mais de 96% dos trabalhadores atuais enfrentarão sérios problemas financeiros quando não puderem mais trabalhar.  


Veja os dados abaixo:

  •  46% dos aposentados dependem de parentes;
  •  28% dependem de caridade;
  •  25% são obrigados a trabalhar;
  •  Apenas 1% dos aposentados são financeiramente independentes.

Em outras palavras, todo o patrimônio financeiro e contribuições para a previdência acumulados ao longo de toda a vida não foram suficientes para uma aposentadoria tranquila para 99% dos aposentados.  

É importante ressaltar que o objetivo de alcançar a independência financeira não é parar de trabalhar…

… é ter poder de escolha e qualidade de vida, podendo inclusive trabalhar apenas no que gostamos, e não por obrigação ou necessidade.  

Por mais que amemos nosso trabalho, é natural querer reduzir a quantidade de horas trabalhadas à medida que envelhecemos.

Ter mais tempo livre com a família, curtir os filhos, netos, esposa. No entanto, quantas pessoas realmente podem fazer isso?

Quantas pessoas constroem um patrimônio financeiro ao longo da vida para poder reduzir essa carga de trabalho ao longo do tempo?

Infelizmente, pouquíssimas. Muitas precisam trabalhar mais ou até continuar trabalhando mesmo depois da aposentadoria.  

Não que seja um problema continuar trabalhando depois da aposentadoria, desde que seja por opção, e não por necessidade.

Porém, a grande maioria continua para poder pagar as contas, pois apenas o provento do INSS não basta.

Mesmo que você consiga se aposentar com a mesma renda que ganha atualmente (o que já é bastante difícil), provavelmente não será o suficiente para pagar as contas no futuro.  


E de quem é a culpa?

A culpa desse cenário é da falta de educação financeira da população Brasileira, que deveria ser ensinada nas escolas.

A grande verdade é que ninguém vai cuidar do seu dinheiro melhor que você mesmo. Então você precisa aprender a investir por conta própria para construir um patrimônio financeiro sólido e viver de renda passiva no futuro.  

Aposentar-se significa atingir uma segurança financeira que lhe permita viver a vida como você sempre quis. Com a evolução da medicina e melhora na qualidade de vida, a expectativa de vida está aumentando, o que significa que viveremos cada vez mais.

Estudos apontam que em 2050 a expectativa de vida do brasileiro será de 81 anos.

Um cidadão de classe média, com boa alimentação, bom plano de saúde, e que se cuida, poderá atingir os 100 anos.

A população brasileira está envelhecendo em um ritmo cada vez mais rápido. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto, em 1960, o país tinha pouco mais de três milhões de idosos, em 2010, chegamos a quase 20 milhões.  

Fora isso, estimativas da Organização Mundial da Saúde apontam que o Brasil deve dobrar sua população de idosos em um período de apenas 25 anos (para se ter uma ideia, na França esse crescimento levou 145 anos para acontecer). A minha pergunta é:


Você está preparado para a aposentadoria?

Um forte abraço e até a próxima!

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *