3 Regras Essenciais para Alcançar sua Independência Financeira

Reading time: 5 minutes

mao desenhada dinheiro salvando o fundo do conceito 52683 6821 - 3 Regras Essenciais para Alcançar sua Independência Financeira

Não é de hoje que as pessoas estão buscando alcançar a independência financeira, é realmente um desejo de muitos, porém, a maioria não tem a força de vontade e determinação necessária para alcançar esse objetivo.

É realmente um objetivo muito difícil de conquistar, e requer muito esforço por parte de quem quer chegar lá.

Existem algumas regras básicas para acelerar o processo de enriquecimento até conseguir ser independente financeiramente.

E é isso que muitas pessoas desconhecem ou não cumprem!

E hoje eu vou falar sobre 3 coisas que você precisa fazer se quer alcançar a independência financeira.

Então se você também quer chegar lá, acompanhe o artigo até o final e descubra se você está no caminho certo!

Vamos lá!

1.Gastar Menos do que ganha

É a regra mais importante se você quer enriquecer, é fundamental ter uma vida financeira saudável, organizada e sem dívidas.

Nesse caso você pode pensar que é óbvio, que todo mundo sabe disso.

E é verdade! É uma regra simples, mas muitas vezes nos complicamos nas coisas simples ou simplesmente não nos importamos.

fundo de empresario com notas e cartao de credito 23 2147627372 - 3 Regras Essenciais para Alcançar sua Independência Financeira

É muito comum as pessoas gastarem tudo que ganham ou até mais, até ficarem atoladas em dívidas.

Isso sem contar nos imprevistos que podem acontecer, como um problema de saúde, manutenção no carro, na casa, etc.

E neste caso a situação piora, você tem que recorrer a empréstimos, ajuda de parentes e amigos, e a bola de neve só aumenta.

Geralmente uma pessoa que vive com tudo que ganha e não tem organização econômica, também não tem uma reserva para esses tipos de emergência.

E obviamente que vivendo assim nunca vai ter as finanças controladas e muito menos alcançar a independência financeira.

Então se você tem esse objetivo de enriquecer e ser independente financeiramente, gaste sempre menos do que você ganha.

2.Investir 20% do que ganha

Ter planejamento financeiro é fundamental para quem quer uma vida financeiramente segura, e almeja enriquecer. Sem isso é praticamente impossível ter prosperidade financeira e atingir objetivos de curto, médio e longo prazo que dependem de dinheiro.

Todos devemos ter um orçamento mensal estabelecido, onde devemos cumprir aquilo que nos propomos a fazer, ou seja, quando fizermos o planejamento das despesas mensais, devemos segui-lo.

Modelo de orçamento padrão

Um dos mais utilizado e que eu recomendo é o chamado 50, 30, 20. Funciona da seguinte forma:

56603230 2571831909556242 3657758556326723584 n - 3 Regras Essenciais para Alcançar sua Independência Financeira
  • 50% da sua renda mensal deve ser utilizada para despesas fixas, tais como, aluguel/financiamento, energia, supermercado, água, telefone, academia, transporte, financiamento de veículos, etc. Tudo aquilo que você paga fixo mensalmente;
  • 30% da sua renda mensal deve ser utilizada para despesas variáveis, ou seja, aquilo que você gasta, mas que não é fixo do seu orçamento. Exemplos: Um curso ou uma palestra que você vai participar, roupas, calçados, despesas com lazer, etc;
  •  20% da sua renda mensal deve ser reservada para investir em aplicações financeiras que te ajudarão a acumular capital e alcançar a independência financeira.

Lembrando que a melhor maneira de garantir que esses 20% serão usados para investimentos é se pagando primeiro, ou seja, quando você receber o seu pagamento mensal, enfim, a sua renda mensal, a primeira coisa que você tem que fazer é separar esses 20%.

Assim você mesmo forçado irá garantir que o investimento será feito, e tenho certeza que no futuro não irá se arrepender.

Essa divisão é um exemplo mais comum, mas você pode dividir da maneira que achar melhor.

pobre homem mostrando seus bolsos vazios no azul 77417 745 - 3 Regras Essenciais para Alcançar sua Independência Financeira

Eu sei que existem pessoas que gastam mais de 50% da renda com despesas fixas, e esse pode até ser o seu caso.

Mas se você quer realmente mudar de vida, deixar de fazer tanto esforço, e deixar que o dinheiro trabalhe para você, adeque as suas despesas de modo que consiga investir pelo menos 20% da renda mensalmente.

3. Aumentar a Renda

E chegamos a terceira e não menos importante regra para alcançar a independência financeira.

As duas primeiras regrinhas são muito importantes, e se você cumprir mensalmente, com disciplina certamente irá atingir o seu objetivo de ser independente financeiramente.

O ponto é que eu não sei qual a sua renda mensal, também não sei a sua idade, portanto, não sei te dizer em quanto tempo isso irá acontecer.

ilustracao vetorial de crowdfunding 98292 2803 - 3 Regras Essenciais para Alcançar sua Independência Financeira

Talvez você seja jovem, mas não ganhe um bom salário, não tenha uma boa renda. E por mais que você alcance seu objetivo gastando sempre menos do que ganha e investindo pelo menos 20%, pode ser que vai demorar muito tempo até você chegar lá.

De repente na sua situação atual isso pode demorar uns 30 anos para acontecer, e aí você pensa: “ Mas eu não quero ser independente financeiramente quando estiver velho, com 60 anos”.

ilustracao de bulbo leve icone 53876 43730 - 3 Regras Essenciais para Alcançar sua Independência Financeira

E é por isso que você deve aumentar seus ganhos mensais, encontrar um modo de ganhar mais dinheiro, para assim poder investir mais dinheiro e alcançar seu objetivo em menos tempo.

Se qualifique para poder ganhar mais, faça trabalhos extras, busque sempre melhorar.

Dica!

Tudo isso que foi falado no artigo parece muito óbvio, muito fácil, mas não é!

Ter organização, foco e disciplina para executar essas tarefas mensalmente é muito difícil.

conceito moderno de palavra de emergencia com design plano 23 2147941117 - 3 Regras Essenciais para Alcançar sua Independência Financeira

Imprevistos acontecem, as coisas mudam, a família pode aumentar, a situação profissional pode piorar, até mesmo os relacionamentos influenciam. Enfim, existem inúmeras situações que podem nos atrapalhar.

E tudo se torna uma distração que acaba tirando o seu foco desse objetivo ou de outro objetivo que você tenha, afinal, essa dica serve para qualquer objetivo que tenhamos.

Encontre algo que te mantenha focado e motivado, não se deixe levar pelas opiniões de outras pessoas, muitas vezes parentes, que podem te dizer que isso não vai dá certo, e que você não vai conseguir.

Ao invés de se abater, tire forças e continue, e no final quando as coisas estiverem boas, você vai perceber que tudo valeu a pena.

Seja o comandante da sua vida e trilhe seu caminho!

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje!

Até a próxima!

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *