Ainda Vale a Pena Investir na Selic? Tudo o que Você Precisa Saber!

Reading time: 3 minutes

ilustracao do conceito de calculadora 114360 1194 - Ainda Vale a Pena Investir na Selic? Tudo o que Você Precisa Saber!

Hoje você vai descobrir se ainda vale a pena investir no tesouro Selic, qual a rentabilidade, onde aplicar a reserva de emergência e muito mais… 

Eu vou revelar tudo! E mais dicas sobre como economizar e ter mais dinheiro em tempos de crise. 

Então leia o artigo até o final e aprenda um pouco mais sobre o assunto. 

A Selic morreu? 

Muita gente tem dúvidas se ainda vale a pena investir na renda fixa, sendo mais especifico na Selic, Tesouro Direto ou até mesmo em CDB’s, LCI’s e LCA’s. 

Realmente a rentabilidade dos investimentos da renda fixa estão muito baixos, o que faz com que a galera que investe visando muita rentabilidade não invista nela. 

escolha a ilustracao do conceito 114360 553 - Ainda Vale a Pena Investir na Selic? Tudo o que Você Precisa Saber!

Mas é errado investir visando somente rentabilidade. Os investimentos devem ser feitos de acordo com os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

A taxa Selic hoje é 3,75% e esse valor é muito baixo se comparado com anos anteriores, mas é sempre bom lembrar que devemos diversificar os nossos investimentos

Investir na Selic significa tem o lado negativo da rentabilidade baixa, mas existem benefícios como: alta liquidez, baixa volatilidade e alta segurança. 

conceito de ilustracao de financas 114360 779 - Ainda Vale a Pena Investir na Selic? Tudo o que Você Precisa Saber!

Isso significa que você consegue sacar o dinheiro aplicado em até 1 dia útil, o investimento não vai subir e nem cair muito, e você tem a garantia do FGC (fundo garantidor de crédito) ou do governo que não vai perder seu dinheiro se o banco quebrar. 

Quando vale a pena investir na Selic? 

A Selic ainda é uma boa opção para investimentos de curto prazo, onde você precisará do dinheiro dentro de alguns meses. 

Também é uma boa opção para reserva de emergência (link na frase) devido à alta liquidez (liquidez diária), levando em consideração que o dinheiro da reserva tem que ser de acesso fácil e rápido. 

Posso dizer também que os CDB’s com liquidez diária podem ser usados para investimentos de curto prazo e reserva de emergência. Analise se é um bom CDB antes de investir. 

ilustracao do conceito de dados 114360 212 - Ainda Vale a Pena Investir na Selic? Tudo o que Você Precisa Saber!

Outra opção a Selic são os fundos DI com taxa de administração 0%. 

Lembrando que os investimentos na Selic recebem cobrança de I.R. (imposto de renda) sobre o lucro. 

E mesmo com baixa rentabilidade a Selic ainda é melhor do que a poupança. 

Conclusão 

Um bom investidor tem sempre uma carteira de investimentos diversificada, ou seja, investimentos na renda fixa e variável. 

E esses investimentos devem sempre estar de acordo com os objetivos de quem investe, sejam eles de curto, médio e longo prazo. 

Portanto ainda vale a pena investir no Tesouro Selic para investimentos com objetivo de reserva de emergência, e para o curtíssimo prazo. Pois têm alta segurança e alta liquidez. 

ilustracao do conceito crescente 114360 336 - Ainda Vale a Pena Investir na Selic? Tudo o que Você Precisa Saber!

A Selic é o primeiro passo, o primeiro contato de quem está começando a investir, é importante esse passo para a pessoa se sentir segura para continuar. 

Se você é um iniciante não pule etapas, monte sua reserva de emergência, tenha investimentos seguros e depois busque rentabilidades melhores, mas sempre diversificando. 

Quem investe visando somente rentabilidade acaba correndo riscos maiores e tem mais chances de tomar decisões erradas. 

Essas são informações básicas que todos que querem começar a investir devem saber.  

Até a próxima! 

E-Book GRÁTIS - 101 Maneiras de Começar a Economizar Dinheiro

E-Book irá te ensinar a economizar de verdade, com dicas eficazes e flexíveis, para que você possa incluir em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *